20/11/2018 às 13:12

Retratos - 12 Mulheres Negras

1566
3min de leitura

Hoje é Dia da Consciência Negra. Nada melhor do que celebrar essa data com 12 retratos de mulheres negras de Presidente Prudente e região que fotografei nos últimos anos. Algum tempo atrás (diria que três ou quatro anos) tive a ideia de fazer um ensaio fotográfico em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Convidei a Joice Crist para esse ensaio. O resultado foi tão legal que nasceu o projeto Mulheres em Negro e Branco. A ideia era fazer retratos de mulheres negras com uma luz bem clássica e uma pose básica. A força de cada foto é o que a retratada tem a nos contar sobre sua vida, seus sonhos suas batalhas. Acho que muita gente gostou da ideia e, 22 retratos depois, tivemos uma exposição no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente.

E o que esse projeto me mostrou? Que a questão do preconceito, embora camuflada por camadas de pretensa igualdade, realmente existe. E ela existe muito na fotografia também, para nossa tristeza. Procurando referências na internet, no Instagram e no Flickr, acabei percebendo a pequena quantidade de mulheres negras que estão representadas nas fotos. Procure aquele fotógrafo de ensaios fotográficos que você tanto gosta e veja quantas modelos negras ele já fotografou. Aposto que não serão tantas assim. Nas capas das revistas e propagandas também percebemos essa falta de representatividade. Quando a revista Playboy deixou de ser publicada pela Editora Abril, constatamos que em 40 anos de história no Brasil (e 486 edições) a publicação teve apenas 9 mulheres negras na capa. O IBGE aponta que que apenas 8% da população brasileira se declara como preta, mas temos 49% que se declara parda. Então apenas 9 capas em 40 anos é muito pouco. Na época da divulgação dessa informação, quem trabalhava na redação disse que foram poucas capas, mas foram as que venderam menos. Então fica o dilema Tostines. Vendeu pouco por terem mulheres negras, ou por ter poucas negras nas capas é que vendeu pouco?

Outra constatação de pouco caso da fotografia para com pessoas negras é um fator técnico. Pode parecer uma coisa boba, mas por décadas a indústria fotográfica baseou a revelação de fotos e fabricação de filmes em um target de calibração que não levava em conta o tom de pele de pessoas negras. O resultado era que pessoas negras nunca eram bem representadas nas fotos, ficando muito escuras. Embora isso tenha começado a mudar nos anos 90, só com a tecnologia digital é que a tonalidade de pele das pessoas negras começou a ser bem representada, pois cartões de calibração começaram a levar isso em conta. Atualmente os colorcheckers que utilizamos para calibração de câmeras possuem uma tonalidade de pele caucasiana e uma negra. 

Porém, independente de fatores estéticos, técnicos ou do preconceito de pessoas, o que temos hoje, no Dia da Consciência Negra é uma pequena amostra da beleza da mulher negra e como ela deve ser representada e mostrada constantemente. 

Aqui vão 12 mulheres que fotografei nos últimos anos, em meio a tantas outras, que merecem o parabéns por esse dia tão importante. 

Leah Toledo

Joice Crist

Daniele Oliveira

Nayra Maciel

Amanda Damacena

lKarol Ramos

Lais Lins

Suyhlla Coelho

Débora Brasil

Janaina Arantes

20 Nov 2018

Retratos - 12 Mulheres Negras

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio fotográfico fotografia feminina mulheres negras retrato feminino

Quem viu também curtiu

04 de Abr de 2022

Locais interessantes para fazer um ensaio fotográfico sensual

22 de Abr de 2025

O Primeiro Ensaio Sensual

15 de Jan de 2019

Sorteio Ensaio Fotográfico - um up na autoestima